Itaperuna

Polícia Civil recupera mais de 1,4 mil celulares e prende 102 pessoas no RJ

Itaperuna 02/07/2025/ 18:48:47
Polícia Civil recupera mais de 1,4 mil celulares e prende 102 pessoas no RJ

Em Itaperuna, cerca de 30 aparelhos foram apreendidos; comerciantes não apresentaram nota fiscal.

- A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 102 pessoas e recuperou 1.462 celulares nesta terça-feira (2), durante a fase “Dia D” da Operação Rastreio, realizada simultaneamente nos 92 municípios do estado. A ação mira envolvidos em roubo, furto e receptação de aparelhos móveis. Em Itaperuna, cerca de 30 celulares foram apreendidos, muitos sem comprovação de origem legal.

Deflagrada em 3 de maio, a Operação Rastreio já soma 207 prisões e mais de 3,7 mil celulares recuperados em todo o estado. A ação desta terça-feira foi marcada pela intensificação do combate à receptação, especialmente após o envio de mais de três mil intimações a usuários de telefones identificados como produtos de crimes.

Os intimados tiveram 72 horas para entregar os aparelhos e evitar responsabilização criminal. Segundo levantamento da Polícia Civil, 934 pessoas compareceram voluntariamente às delegacias para devolver os dispositivos.

Os que não se apresentaram serão indiciados por receptação. O objetivo da operação é desarticular a cadeia criminosa alimentada pelo comércio irregular de celulares e conscientizar sobre as consequências legais da aquisição de bens de origem ilícita.

Todos os aparelhos recuperados passarão por perícia, e os legítimos donos serão identificados para devolução dos bens. Em diversos casos, como em Itaperuna, comerciantes foram flagrados vendendo aparelhos sem nota fiscal.

A Polícia Civil reforça que a população pode colaborar com denúncias anônimas e que novas fases da Operação Rastreio estão previstas. A mobilização estadual busca reduzir furtos e roubos ao limitar o mercado ilegal de celulares.

Da redação da 96,9 FM 

Outras Notícias